quinta-feira, 16 de junho de 2011

O SERVIÇO SOCIAL NA PAX DOMINI PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÓSTUMOS LTDA


                        A INSTITUIÇÃO
                                  Raphaela Risutti da Silva
A Pax Domini é uma sólida empresa de planos funerários, que atua no mercado de Juiz de Fora desde 1972.  Já o Serviço Social nesse campo institucional é novíssimo e a Pax Domini é a única empresa de plano funerário, em Juiz de Fora, que possui uma assistente social em seu quadro de funcionários. A empresa procurou inovar, trazendo esse novo profissional para o ramo de planos funerários, atendendo assim de forma capacitada as demandas de seus clientes.
Dessa forma, desde 2008 o Serviço Social complementa a equipe de funcionários da empresa.  Sua especificidade está no atendimento das famílias enlutadas já que nesse momento, através de um atendimento personalizado, o profissional do serviço social orienta e auxilia as famílias quanto aos procedimentos a serem tomados depois do óbito, tais como:
·         Requerimento e agendamento de pensão por morte, inventário, anulação de aposentadoria, DPVAT, seguro de vida, entre outros;
·         Esclarecimento quanto aos direitos que lhe são cabíveis junto ao plano funerário, bem como a avaliação da satisfação do atendimento, entre outros.
 O Assistente Social também faz o atendimento de solicitações de inclusões não-contratuais, nas quais o profissional precisa avaliar se há realmente razão para que a pessoa seja incluída. Para isso a mesma, realiza uma entrevista social com a família e faz uma avaliação social e econômica da mesma. Além disso, o profissional também atende a todos os clientes que demandem esse serviço, fazendo orientações e encaminhamentos diversos. E além do atendimento direto aos clientes, a Assistente Social desenvolve um trabalho sócio-educativo com os funcionários e também com os clientes. Esses trabalhos são realizados através de sorteios em datas comemorativas, entrega de informativos e materiais que visem conscientizar a todos sobre seus direitos. O profissional do Serviço Social também é responsável por um jornal trimestral da empresa que contém temas diversificados voltados para a informação e conscientização e pela efetivação de parcerias que possibilitam benefícios aos clientes, já que estes através da parceria tem desconto em diversos serviços. Pelo exposto, fica visível a grande importância que o Serviço Social adquiriu dentro da instituição e quanto o profissional contribui para um atendimento voltado a garantia dos direitos dos clientes.
                                                                              
                                   O ESTÁGIO NESSE CAMPO
                                                              Liliane Oliveira de Souza

Quando o novo campo de estágio foi apresentado para nós a princípio pensamos “Deve ser ruim trabalhar com a morte” ou “Deus que me livre, odeio pensar nesse assunto”. Que nada! O estágio nesse campo institucional tem sido uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento. Apesar de ser um campo que pareça ser restrito, voltado para a morte, todas as questões que perpassam o Serviço Social fazem parte de nossa dinâmica de estágio.
Além de possuir uma boa equipe, que foi receptiva e é compreensiva com o nosso momento de estágio, a nossa supervisora de campo tem demonstrado ser uma profissional competente, dinâmica e aberta as nossas colocações, assim como as supervisoras da empresa e a diretoria Senhora Marta, Ana Paula e Renata.
Estamos muito satisfeitas com nossa escolha e esperamos que muitos estagiários tenham uma oportunidade como a nossa!

2 comentários: