"A Defesa Civil tem como objetivo formular um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas afim de se evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos. A Subsecretaria de Defesa Civil da Secretaria de Obras da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), é composta por uma equipe multiprofissional, estando presentes: engenheiros, químico, geógrafo e assistente social, contando também com estagiários das respectivas áreas. Por ser uma instituição de caráter emergencial, a Defesa Civil possiu telhas, lona para contenção de Talude, colchões, roupa de cama e cesta básica para doação, a fim de amenizar a situação vivenciada pela população atendida.
Após ser aberto um registro (Boletim de Ocorrencia- B.O) através do número 199 pela população, ocorre uma vistoria no local pelo setor de engenharia. Logo após, se detectada por parte do engenheiro destinado à intervenção, além da vulnerabilidade habitacional, uma situação de vulnerabilidade social na família atendida, o B.O é encaminhado para o Setor de Serviço Social para que este faça o atendimento.
O atendimento por este setor é realizado através de visita domiciliar para avaliar a situação sócio-econômica da família. As ações do Serviço Social na instituição tem como objetivo a verificação da necessidade de doações de material pelo do critério de baixa renda observado através do estudo sócio-econômico da família. Ocorrem também encaminhamento, se necessário, à outras instituições que compõe a rede, além da formulação e execução de projetos na área habitacional da cidade e participação nos projetos de prevenção.
O Setor de Serviço Social desta subsecretaria é coordenado pela assistente social Jamile Grillo Corrêa Abidallah que supervisiona o estágio em serviço social na isntituição. O estagiário acompanha toda a atuação do profissional, ou seja, o acompanha em visitas domiciliares, reuniões com setores da prefeitura, instituições, e com a comunidade. O acompanha em projetos realizados, nos programas de prevenção e ações realizadas pela equipe da defesa civil. É realizado também leitura de material bibliográfico e atendimentos individuais supervisionados.
Vale ressaltar que é um estágio muito rico para a formação profissional por se realizar o contato direto com a população no local onde vive, proporcionando assim, um olhar mais próximo da realidade habitacional e social vivenciada pela população de Juiz de Fora".
Nenhum comentário:
Postar um comentário