domingo, 12 de junho de 2011

CRAS OLAVO COSTA o olhar do campo por Laís Maria

O meu estágio é realizado no CRAS (Centro de referência de Assistência Social) do Bairro Vila Olavo Costa, local onde funciona também o CURUMIM que é um programa sócio-educativo para crianças e adolescentes de 6 à 14 anos que residem na área de abrangência do CRAS.
O Centro de Referência de Assistência Social é considerado a “porta de entrada” dos usuários na política nacional de assistência social regulamentada pela LOAS, (lei orgânica de assistência social) e pelo SUAS ( Sistema único de Assistência Social). No CRAS são realizados atendimentos individuais, atividades com grupos (grupo de idosos, grupo de mulheres), encaminhamentos para os programas de inclusão produtiva como o PROMAD e a Casa do Pequeno Artista, dentre outros programas. O CRAS tem como objetivo atender as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, para que se fortaleçam os laços familiares e comunitários desses usuários, a fim de assegurar os direitos sociais como educação, moradia, saúde dessas famílias.
O CURUMIM atende crianças que já estiveram em situação de rua. O objetivo do sócio-educativo é retirar as crianças da rua, protegendo-as dos riscos, como o envolvimento com o tráfico de drogas, a violência e todas as perversidades que a vida nas ruas possa ter. O trabalho no CURUMIM é voltado para redimensionar os valores dessa criança,no sentido de reparar os danos causados pela vivência nas ruas, incluí-la na escola ( só participa do programa crianças e adolescente que estão matriculados em escolas) , fortalecer seus vínculos familiares para que os direitos do Estatuto da Criança e do Adolescente sejam garantidos a essas crianças. São realizadas aulas de dança, capoeira e reforço escolar durante o período em que elas permanecem no programa sócio educativo, para fazer com que estas possam desenvolver sua criatividade e potencialidades.
A experiência do estágio para mim é riquíssima, pois é a primeira vez tenho a oportunidade de me aproximar com a prática profissional do assistente social. Cada dia que passo lá aprendo mais e mais sobre a minha futura profissão. A comunicação é o principal instrumento de trabalho do assistente social, temos que o tempo todo transmitir informações para os usuários sobre seus direitos, convencê-los sobre mudanças de comportamentos, incutir valores nestes, como a noção de direitos, de cidadania, de família. A realização de relatórios, de pedidos, encaminhamentos também tem uma dimensão comunicativa, mas escrita. É por isso que penso que a comunicação seja o nosso principal instrumento de trabalho, é por meio dela, na nossa prática profissional que interferimos no processo de produção e reprodução das relações sociais.

Ação do Projeto CURUMIM no CRAS Olavo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário