O QUE É O ESTÁGIO?
Marina Teixeira
A atuação do Serviço Social no Colégio de Aplicação João XXIII se inseriu em 2006, sendo a assistente social Angelisa da Silva responsável por ocupar este cargo desde o início até os dias atuais. Os programas e projetos de responsabilidade do Serviço Social são criados pela própria profissional, como é o caso do “Programa Auxílio-Transporte”, que possui como objetivo a entrega de vales-transportes a alunos cujas famílias possuem dificuldades em manter os gastos de transporte no percurso casa-escola-casa.
Além deste programa, a Assistente Social também implantou o projeto “Aluno- assistente na escola”, que possui como proposta a inserção de alunos com idade de 14 anos completos ou mais em determinados setores da Instituição, propiciando a esses alunos uma oportunidade de iniciação profissional, um contato maior com os profissionais do Colégio e um desenvolvimento da relação interpessoal dos mesmos com os outros profissionais. Em contrapartida ao exercício das atividades, o aluno receberá uma bolsa de cento e cinqüenta reais e vales-transportes nos dias de atividade.
E, outro projeto que se encontra em andamento é o de Treinamento Profissional: “drogas, adolescência e escola”, que busca oferecer às crianças e adolescentes debates e palestras sobre o assunto.
Pra tanto, o estagiário de Serviço Social no Colégio de Aplicação João XXIII participará no desenvolvimento dos projetos supracitados, além de acompanhar diversos atendimentos a pais e alunos; e leituras de variados textos relacionados aos temas comuns ao campo de estágio, como Serviço Social & Educação, Legislação específica (ECA, LDB, Plano Nacional da Educação, etc), Infância e Juventude, Família e outros.
Contudo, para aqueles que se interessam na área da educação do Serviço Social, tendo como usuários crianças e adolescentes, este campo se torna bastante propício para se estagiar.
INSERÇÃO NA INSTITUIÇÃO
Ana Paula Mello
O Estágio Curricular I, na área da criança e juventude que se realiza no Colégio de A plicação João XXIII em Juiz de Fora, supervisionado pela assistente social Angelisa da Silva, vivenciado pelas alunas dos 6°período do Serviço Social da UFJF Ana Paula, Jucilaine, Marina; de inicio foi marcado por grandes expectativas e motivação, e ao decorrer do tempo boa parte de nossos anseios foram controlados, causando assim uma certa frustração; logo após a atividade de observação dos setores da instituição proposta pela nossa supervisora, reconhecemos que o Serviço Social atuando na educação não é reconhecido e não representa o devido valor que é estimado.
Logo os atendimentos aos alunos e seus familiares, observados ao decorrer desse estágio possibilitou o reconhecimento das expressões da questão social no âmbito escolar, e tem tido relevância para nossa atuação profissional futura.
Vale concluir que o estágio supervisionado no colégio de aplicação, faz com que supervisora e estagiárias se tornem sujeitos do processo de formação do conhecimento, que é essencial para adquirir a prática profissional de um assistente social.
ENTREVISTA COM A ASSISTENTE SOCIAL DA INSTITUIÇÃO
Jucilaine Neves Sousa
Para melhor compreender a relação e a importância do profissional Assistente Social no Colégio de Aplicação João XXIII realizamos algumas perguntas à profissional Angelisa Silva.
Qual o papel do SS. na Educação, especificamente no João XXIII?
Entre outras coisas, o papel do SSocial na Educação é contribuir para que sejam garantidos os direitos de crianças e adolescentes reconhecidos em lei; colaborar, junto com os outros profissionais, para que se compreenda como fatores sociais, econômicos, políticos, ambientais, etc, podem interferir no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do aluno; planejar, executar, propor o desenvolvimento de programas, projetos e atividades, que contribuam com a comunidade escolar.
No C.A. João XXIII procuramos caminhar nessa direção, interagindo com as representações da escola, participando dos conselhos de classe, reuniões, grupos e trabalhando, sempre que possível, em conjunto com os educadores.
Quais as demandas colocadas para a profissão nesse contexto educacional
São muitas e variadas. Em termos de profissão, vão desde a implementação do trabalho e consolidação do espaço escolar como um espaço de intervenção para o Serviço Social, à relação com a comunidade escolar e a comunidade externa. No que se refere aos usuários, é um espaço rico e dinâmico e por isso mesmo bastante exigente. O Serviço Social confronta-se com todas as expressões da questão social: violência, drogas, sexualidade, problemas relacionados à habitação, saúde, trabalho, família, direitos humanos e sociais, questão geracional, e muitos outros, considerados aqui os desdobramentos próprios de cada um desses temas.
Quais os projetos que existem no Colégio que são coordenados pelo SSocial e qual a contribuição destes para a formação dos alunos?
No corrente ano estamos trabalhando basicamente com o “Projeto de Apoio ao Estudante” que abrange os atendimentos sociais e o auxilio transporte, e os projetos: Aluno assistente na escola e Drogas, adolescência e escola. Estes são projetos permanentes, sendo que, a cada ano, novos projetos podem ser desenvolvidos a partir das necessidades identificadas na escola.
Se considerarmos que a formação é um processo amplo e abrangente e vai além da aquisição de conteúdos formais, podemos dizer que os projetos procuram contribuir no atendimento às necessidades dos alunos, na garantia de direitos estabelecidos na legislação de proteção a crianças e adolescentes, visando especialmente à permanência desses na escola.
Existem autonomia e reconhecimento da profissão dentro do colégio?
Para responder a essa pergunta é preciso considerar o contexto institucional, educacional e outros fatores que interferem na organização da escola. A escola não é, digamos, o “locus” do Assistente Social. Tradicionalmente, esse espaço sempre foi dos profissionais da Educação. É preciso ter paciência e compreensão quanto às limitações impostas pelo contexto. Na prática são avanços e retrocessos, que se tornam desafios a serem superados. De maneira geral, podemos dizer que temos avançado de forma satisfatória e creio que, atualmente, o Serviço Social tornou-se parte importante da escola.
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