segunda-feira, 13 de junho de 2011

CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE JUIZ DE FORA

Por: Bárbara Maini de Carvallho e Luana Fachinetti de Almeida

 O Centro Socioeducativo de Juiz de Fora é uma unidade de atendimento às medidas socioeducativas, localizado no bairro Santa Lúcia na zona norte do município, o estabelecimento atende cerca de 60 adolescentes em conflito com a lei da cidade e região. Lá o Serviço Social tem a função de elaborar o diagnostico sociofamiliar nos primeiros 45 dias de internação do adolescente na unidade. Esse diagnostico é realizado através de uma entrevista com a família feita pela visita domiciliar. No caso dos adolescentes vindos de outra cidade este prazo é estendido a 90 dias.
Cabe ao assistente social reforçar os vínculos dos adolescentes acautelados na unidade com seus familiares e, no caso dos que não mantem um núcleo familiar sólido, o Serviço Social deve buscar novas referências. Além disto, faz-se necessário a articulação com as redes de atendimento e assistência do município e região, formando parcerias que possam enriquecer ainda mais o trabalho, como por exemplo para aquisição gratuita de documentos pessoais. Essa articulação também é de suma importância para a realização de encaminhamentos durante o acautelamento e orientações para buscar a rede após o fim da medida.
 A profissão está inserida dentro de uma esquipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Os adolescentes são divididos entre estes profissionais para realização de um acompanhamento de rotina. Cada adolescente na unidade possui um técnico de referência dentro desta equipe. Este técnico tem a função de acompanhar seu dia-à-dia dentro da unidade, fazer contato com a família se necessário e estar a disposição, caso ele necessite de algo.
O estagiário de Serviço Social dentro do Centro Socioeducativo acompanha todas estas atividades descritas, sempre supervisionado pela assistente social, que garante a solução de seus questionamentos e direciona sua devida autonomia, visto que, o estagiário neste período ainda se encontra em estágio de observação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário